Atualmente, um dos maiores problemas causados por veículos são os resíduos produzidos pela queima de diesel, que vem aumentando a cada dia. Segundo Ministério do Meio Ambiente, nos últimos 10 anos houve uma diminuição da emissão de poluentes provocados por todos os tipos de veículos, principalmente os de porte grande e cargas pesadas, como ônibus e caminhões (em maior número os de transporte de cargas). O histórico de resíduos é grande contando com o monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio, material particulado e gases responsáveis pelo efeito estufa como dióxido de carbono, metano e óxido nitroso. Além desses poluentes químicos o desgaste de pneus, freios e da pista também causam prejuízos para o meio ambiente. Os principais danos são: doenças respiratórias, deterioração do ar, danificação dos próprios veículos, entre outros danos.
Em função disso, em junho de 2013, foi estabelecida a resolução 427 pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), onde caminhões e ônibus que emitissem poluição acima dos limites seriam multados, somando R$ 127,69 e 5 pontos na carteira.
Para evitar a emissão excessiva de resíduos poluentes não é necessário gastar adquirindo veículos novos ou mudando a sua frota, mas a recomendação é que sejam feitas manutenções regulares e fiscalizações mais seguras. Essas prevenções evitam gastos futuros e prolongam a vida útil da sua frota. Existem também outras soluções plausíveis para a redução do mesmo, como sistemas de monitoramento e técnicas de reutilização dos gases.